domingo, 3 de julho de 2016

Trapoeraba-roxa (Tradescantia zebrina)

Quando cheguei em um certo lugar pra trabalhar, fui contratado como mais um jardineiro,
ninguém conhecia meu trabalho, mas sabia do meu potencial e onde poderia chegar.
A primeira coisa que fiz foi dar uma volta no  jardim para conhecer as plantas e fazer um planejamento.
Tinha que mostrar resultado com as plantas que já existia no local, para mostrar resultado e assim atrair a confiança dos meus contratantes, para que se sentam seguros em investir no jardim....



Quando vi a Trapoeraba-roxa (Tradescantia zebrina), fiquei muito feliz, pois é uma planta que se alastra como mato, não precisa nem plantar é só jogar por cima da terra que ela pega.
Se adapta a qualquer tipo de terra, mas não devemos esquecer de regar, gosta de lugares úmidos. Claro, se puder fornecer uma terra fértil de matéria orgânica, melhor.



Suas flores é sem importância ornamental.
É uma forração de folhagem prostrada e suculenta, suas  folhas são verde e prata na parte superior e roxa na parte inferior.
O lugar ideal é no meio sol, onde ela fica roxa. Se pegar muita sombra ela fica verde e
se pegar muito sol, queima.

No Condomínio onde estava tinha ela em um só local, então, comecei a espalhar em outros lugares que estavam precisando, comecei a fazer desenhos com outras plantas, coloquei debaixo de árvores, em volta de arbustos, etc...
Então, eles viram que eu não era mais um, que podia confiar em mim, que o investimento deles não iria sair pelo ralo.
Com o tempo, não tinha mais buracos no jardim, espalhei a Trapoeraba-roxa em vários lugares, depois ouve um investimento e substitui uma parte da Trapoeraba-roxa por outras plantas de forração como: Quaresmeira Rasteira - ( Schizocentron elegans ),Hemigrafis (Hemigraphis alternata), Grama-preta – (Ophiopogon japonicus),Clorofito (Chlorophytum comosum), para mesclar o jardim.



Reparei que outros jardineiros que trabalhava perto me imitaram, começaram a olhar o meu trabalho, e até me pediu mudas de  Trapoeraba-roxa para fazer o mesmo em outros jardins.







Nome Científico: Trapoeraba-roxa (Tradescantia zebrina)
Nomes Populares: Lambari, Judeu-errante, Trapoeraba-roxa, Trapoeraba-zebra
Família: Commelinaceae
Categoria: Forrações à Meia Sombra
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: México
Luminosidade: Meia Sombra, Meio Sol
Siclo de Vida: Perene