quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Ixora coccinea

Vamos falar agora da Ixora (Ixora coccinea), um arbusto da família Rubiaceae, vive  nos climas  Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical , tem sua origem na  Indonésia e na Malásia; é uma planta perene que gosta de muito sol.

Todo jardineiro gosta de trabalhar com ela, pois requer poucos cuidados, o seu  segredo é plantar em local ensolarado  e regar todo os dias. Em dias mais quentes  de preferência  a rega na parte da manhã. Se plantar em local com pouco sol, ela não morrerá, mais dará poucas flores,  podendo  até nem florescer e há casos de ficar caneluda (sem folhas na parte de baixo).


Existe várias espécies de Ixóra, como por exemplo:  mid, mini , africana, rosa, etc...


Existe também vários modos de uso como: cercas vivas, fazer caminhos, em volta de outras plantas, etc...


Muitos jardineiros  cometem um grande erro,  quando podam,  por terem pressa ou não saberem manuseá-la, cortam as flores e  os  brotos junto com as folhas, e depois não sabem por que está com pouca ou sem flor, pensam que precisa de mais adubos, sendo que a solução  seria podar as folhas e deixar as flores e os  brotos  para a próxima poda já que  não estará com flores


Nos próximos estudos  começarei a falar de cada um dos seus tipos, e mostrar a diferenças entre elas.
Nesse blog  falo simples e direto  sem enrolação ou palavras bonitas, Se você gostou do blog , nos incentive sendo  nosso seguidor e deixe seu comentário.